1 – (FUVEST- SP)
"João Gostoso era carregador de feira-livre e morava
no Morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu
afogado."
no Morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu
afogado."
Poema de recorde social marcante, foi entretanto traço quase acidental de seu autor, mais afeito ao tratamento lírico dos sentimentos. Em qual dos movimentos literários a seguir se enquadra o poema?
a) Surrealismo.
b) Pós-Modernismo.
c) Modernismo.
d) Romantismo.
e) Pré-Modernismo.
b) Pós-Modernismo.
c) Modernismo.
d) Romantismo.
e) Pré-Modernismo.
2 – (MACK – SP) - No início do século XX, várias tendências estéticas surgiram na Europa e influenciaram o Modernismo brasileiro. Não faz parte delas o:
a) Dadaísmo.
b) Expressionismo.
c) Futurismo.
d) Cubismo.
e) Determinismo.
3 - (UFPA) Em fevereiro de 1919, Marinetti publicou na Europa um manifesto cujas idéias desencadearam o:
a) Dadaísmo;
b) Futurismo;
c) Surrealismo;
d) Romantismo;
e) Simbolismo;
4 – (UFV – MG) O Modernismo Brasileiro eclodiu com a Semana de Arte Moderna, em 1922. Sobre o movimento SOMENTE podemos afirmar que:
a) os artistas brasileiros queriam formalizar uma grande manifestação para consagrar os ideais clássicos, expressos através do Parnasianismo.
a) os artistas brasileiros queriam formalizar uma grande manifestação para consagrar os ideais clássicos, expressos através do Parnasianismo.
b) a intelectualidade brasileira, de fato, já estava tomando rumos diversos daqueles presentes no século XIX, porém a tendência da poesia era a de permanecer melancólica e saudosista.
c) seria um acontecimento de cunho eminentemente nacionalista, sem qualquer ligação com tendências ou movimentos que não fossem integralmente gerados no Brasil.
d) a Semana ratificaria as premissas do direito à pesquisa estética, disseminada em tantas expressões (literatura, música, pintura, escultura) quantas fossem as dos participantes do movimento.
e) teria como figuras de proa os nomes de Victor Brecheret, Anita Malfatti, Oswald de Andrade e Rui Barbosa.
5 – (UEPG – PR) – A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922:
01) provocou reações violentas do público que compareceu ao Teatro Municipal;
02) Marcou o início do Modernismo no Brasil;
04) reuniu muitos dos artistas mais importantes da época;
08) Foi patrocinada pela Academia Brasileira de Letras;
16) Propôs novos rumos para as artes no Brasil.
6 – (UFPR)
Escapulário
No Pão de Açúcar
De Cada Dia
Dai-nos Senhor
A Poesia
De Cada Dia
No Pão de Açúcar
De Cada Dia
Dai-nos Senhor
A Poesia
De Cada Dia
(Oswald de Andrade, in: "Poesias reunidas". 5 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971, p. 75)
Nota: ESCAPULÁRIO: objeto de devoção formado por dois quadrados de pano bento, com orações ou uma relíquia, que os devotos trazem ao pescoço.
São características modernistas presentes nesse poema:
01) denúncia da exploração, das pressões sociais;
02) abolição da pontuação convencional;
04) utilização da paródia como recurso estético;
08) nacionalismo ufanista;
16) busca da poesia no cotidiano;
32) crítica explícita ao Parnasianismo.
Soma:
7 – (UEPG – PR) - Leia o início do poema “Máquina-de-escrever”, de Mário de Andrade, publicado no livro O losango cáqui (1924), e assinale o que for correto:
B D G Z, Remington.
Pra todas as cartas da gente.
Eco mecânico
de sentimentos rápidos batidos.
Pressa, muita pressa.
Duma feita surrupiaram a máquina de escrever
de meu mano.
Isso também entra na poesia
Porque ele não tinha dinheiro para comprar outra.
01) O poema reflete a incorporação do horizonte tecnológico, ligando-se à primeira fase do movimento modernista;
02) Estamos diante de um texto que se vale de um novo ritmo, o ritmo acelerado da vida moderna – aqui refletido pela velocidade da datilografia;
04) Os três últimos versos, que se separam do poema pelo deslocamento da margem, funcionam como uma quebra do ritmo apressado. Trata-se de um momento de introdução da prosa no poema, característica da poesia modernista;
08) Também é um elemento definidor do Modernismo o uso poético da linguagem oral, daí aparecerem vocábulos como “duma”, “mano” e “pra”.
16) O ato de datilografar não é apenas comentado pelo poeta. Ele aparece representado pelo uso das letras B D G Z, que não formam uma palavra. Na fragmentação destas letras fica sugerida a estética fragmentária do período.
8 - (UEPG – PR ) Entre as idéias dos modernistas brasileiros da primeira geração não estava:
a) a valorização da cultura nacional.
b) o respeito à liderança da Academia Brasileira de Letras.
c) o repúdio à mentalidade burguesa.
d) o direito à pesquisa estética.
e) a atualização dos valores estéticos no Brasil.
9 - (UF SANTAMARIA-RS)
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem-comportado
(...)
— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
(Manuel Bandeira)
Através dos versos citados, apresente, comentando, a posição expressa pelo poeta, com relação ao
a) Parnasianismo
b) Modernismo
10 - (FUVEST)
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo!
O uso do poema-paródia, exemplificado na estrofe acima, é uma das características do movimento:
a) romântico.
b) simbolista.
c) arcádico.
d) parnasiano.
e) modernista.
11 - (PUC-PR) A poesia modernista revela:
a) ritmo psicológico.
b) cotidianismo.
c) sintaxe e pontuações revolucionárias.
d) estão corretas as afirmativas a e c.
e) estão corretas as afirmativas a, b e c.
12 - (UFPR) Leia com atenção o texto abaixo:
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu:
– Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
– Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.
(Manuel Bandeira)
Neste poema estão presentes os seguintes traços característicos da poética modernista:
01 – Temática nova, centrada no dinamismo e no aperfeiçoamento industrial.
02 – Interesse maior pelo inconsciente e pela dimensão cósmica do ser.
04 –Busca da pureza poética nas coisas, criaturas e atitudes mais simples.
08 – Uso da linguagem coloquial.
16 – Culto dos recursos da versificação.
32 – Expressão do essencial poético com o mínimo de artifícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário